Com mais tempo livre, sentimentos como ansiedade e estresse podem desencadear um descontrole alimentar durante este momento de isolamento social. Muitos de nós, estamos em casa à espera de um recuo da contaminação pelo coronavírus. Para muitos, isso pode parecer uma experiência nova, e nesse tempo confinado a tendência é comer mais e fora de hora. Porém, algumas pessoas, ao contrário, perdem a fome. A ansiedade, também é inimiga e faz com que a comida seja um atalho para se buscar equilíbrio emocional. Então, o que fazer para não exagerar na comida? Como reduzir o consumo de ultraprocessados nos intervalos entre as refeições? É uma boa ideia pedir lanche ou comida pelo aplicativo ou telefone?
Manter uma rotina alimentar é o caminho. Mesmo estando em casa sem muito compromisso com horários, é importante fazer as refeições de costume, café da manhã, almoço, jantar. Cozinhe e prepare comidas que você aprecia. Lembrando-se de respeitar sua saciedade. Pense e se pergunte se é realmente necessário repetir o prato.
Aproveite o tempo livre para testar novas receitas, sempre priorizando alimentos não industrializados. Procure aprender sobre aproveitamento total de hortifrútis, como cascas e sementes.
Dica: O ideal é não ter em casa alimentos processados. Assim você evita cair na tentação. Se for possível faça um cardápio semanal com novas receitas para facilitar as compras e não trazer produtos que não serão consumidos. Além disso, dependendo do número de pessoas na casa, é possível congelar para repetir a refeição dias depois, evitando-se o desperdício.
Além de equilibrar a alimentação, praticar exercícios é fundamental! Acesse o YouTube, veja aulas e pratique em casa. Consumir hortifrútis nas principais refeições é uma forma de comer bem com menos calorias.
Comer mais não aumenta imunidade. Comer bem e saudável ajuda nisso. Não existe nada na literatura comprovando que algum alimento aumente ou diminua a imunidade. O que importa é o contexto, o hábito alimentar de uma forma geral. Consumir diariamente frutas variadas, verduras e legumes e tomar água ajuda a deixar o organismo mais fortalecido.
Para finalizar, mas não menos importante é a higienização correta das frutas e verduras. Lave-as bem em água corrente e depois deixar de molho no hipoclorito de sódio ou água sanitária. Lembre-se também de higienizar os alimentos antes de guardá-los no armário e/ou geladeira.